Manchas na Pele: tipos e tratamentos
Manchas na pele podem se manifestar de diversas formas, tais como melasmas (marcas castanhas e irregulares), mancha senil (manchas marrons, arredondadas e de diversos tamanhos), sarda branca (mancha branca de um a cinco milímetros em forma de gota ou redonda), dermatite de contato (alergia de agente irritante), entre outras.
Se a intenção é se livrar delas, a dica é: quanto antes começar o tratamento para manchas na pele, maiores são as chances de sucesso. A prevenção também é importante, nunca esquecendo de passar protetor solar no mínimo SPF 15 (Sun Protection Factor).
Laser de CO2 fracionado para manchas de pele
O laser Co2 Fracionado representa um instrumento que atua no combate aos sinais cutâneos causados pelo envelhecimento, exposição em excesso aos raios solares, entre outros fatores.
Seu mecanismo de ação permite que seja feita a dermoabrasão com uma profundidade muito bem calculada, o que faz com que seja um procedimento bastante seguro. O laser Co2 Fracionado tem comprimento de onda de 10.600 nanômetros e seu mecanismo atua por meio da fototermólise seletiva, de modo que as células atingidas são elevadas a uma temperatura de 100 graus causando a evaporação das mesmas.
O envelhecimento cronológico deixa a pele mais vulnerável a pintas e manchas localizadas. O principal motivo é o fato de que com o passar dos anos, o organismo vai perdendo a capacidade de filtrar as células defeituosas, reduzindo a capacidade de defesa contra o Sol, de modo que a radiação cumulativa é guardada na memória da célula durante décadas.
Exemplos clássicos de manchas causadas pelo envelhecimento são as melanoses actínicas, sardas brancas nas pernas e antebraços, avermelhamento na lateral do pescoço e lesões pré-cancerosas.
Manchas causadas por lesões:
São exemplos a acne, as queimaduras e machucados. Picadas de insetos também podem deixar a pele manchada. A princípio as cores são roxas ou rosadas, podendo tornar-se castanhas, pois o organismo deposita melanina nos locais na inflamação, principalmente em pessoas morenas ou bronzeadas.
Manchas em áreas sensíveis:
Geralmente, são dermatites de contato causadas pelo uso do desodorante ou da depilação. Aparecem em áreas como as axilas e na parte interna das coxas.
Manchas causadas pela gravidez:
Durante a gravidez, podem aparecer manchas, pois as mulheres ficam mais suscetíveis devido à variação hormonal e à predisposição genética.
Manchas de melasmas:
São manchas castanhas que aparecem na região da face. Geralmente, surgem de uma combinação entre predisposição genética e exposição solar. O melasma pode estar relacionado, também, com o uso de anticoncepcionais ou com o período de gestação.
Manchas do Sol:
São manchas na pele de cor castanha, em tons claros ou escuros e de tamanho variável. Geralmente, aparecem a partir dos 40 anos, tendo como principal causa o fotoenvelhecimento da pele, causado pela luz do Sol.
Outros tratamentos contra manchas na pele
Ácido retinoico + hidroquinona:
As fórmulas feitas com estes dois componentes são bastante usadas, de modo que a concentração de cada um será dosada de acordo com o tipo de pele, profundidade da mancha e outros fatores individuais. Essas quantidades apenas podem ser definidas após análise do dermatologista responsável pelo tratamento. Em algumas ocasiões, recebem corticóides para aumentar a eficiência das fórmulas. Os efeitos colaterais são descamação e pele levemente rosada. Eles devem ser aplicados à noite e de preferência no inverno.
Microcauterização:
Um dos métodos mais eficientes e simples para tratar manchas na pele como sardas escuras e claras, melanoses (manchas localizadas), queratoses actínicas e pintas superficiais. Um aparelho com ponta finíssima e quente é aplicado em cima de cada lesão, de modo que a carga elétrica despejada causa destruição da mancha indesejada.
O processo pode ser feito em qualquer tipo de pele. Antes de iniciar o procedimento, o dermatologista aplica cremes anestésicos ou anestesia local em cada lesão, que é rápido e de baixo custo, podendo ser feito durante uma consulta simples. Os efeitos colaterais são apenas a formação de crostas, por dez dias no rosto e de 15 a 30 dias no resto do corpo.
Neve Carbônica:
Ideal para loiras e ruivas, este método é quase indolor e consiste numa ponta congelada de um aparelho, aplicada sobre as lesões, que são destruídas devido ao frio intenso. Deixa crostas por um período de 10 a 30 dias e necessita de três aplicações para garantir resultados satisfatórios.
Amelan:
A aplicação é feita no consultório pelo dermatologista e com recomendações. Este método é usado para tratar de manchas na pele como melasmas e cloasmas. Ocorre uma leve descamação e vermelhidão que podem ser disfarçadas com o uso de protetor solar e hidratante.
Laser Quantum:
Atualmente é a tecnologia mais usada para resolver as manchas avermelhadas do pescoço que, até então, representavam um problema de difícil resolução. É útil, também, para melanoses.
Laser de Rubi:
Esta variação do comprimento do laser é bastante usada para minimizar sardas escuras.
Peeling para manchas na pele:
Por meio de agentes químicos ou físicos, o peeling esfolia a pele envelhecida ou doente, possibilitando a formação de uma nova camada de pele saudável e lisinha. O peeling pode ser superficial, médio ou profundo, o que dependerá do dano a ser tratado. As variantes do processo são os agentes químicos e o número de sessões necessárias para eliminar as manchas.
Manchas nas mãos:
As manchas nas mãos possuem diversas denominações, tais como lentigos, manchas solares, lentigo solar, melanose solar ou melanose senil, sendo que esta última é comum aos pacientes com mais idade. As manchas nas mãos apresentam tamanhos e formas que variam de milímetros até um centímetro, arredondadas ou ovaladas.
No caso de não ser uma lesão maligna, o tratamento para manchas nas mãos é estético. Cabe ressaltar que pacientes com melanoses, geralmente, são aqueles que tomam menores cuidados em relação à exposição ao Sol, sendo este um fator que favorece o aparecimento de lesões malignas. O tratamento para manchas nas mãos, aparentes no dorso das mãos, braços e costas, consiste na aplicação de ácidos tópicos como peelings, uso de clareadores, nitrogênio líquido e, mais recentemente, o uso de equipamentos para tratamento a laser como o laser Co2 Fracionado.
Estas tecnologias têm sido introduzidas, com sucesso, no tratamento de lesões pigmentares, uma vez que têm a capacidade de incidir apenas sobre a lesão, mantendo a integridade da pele sadia, proporcionando resultados muito significativos.
Obrigado por visitar nosso portal. Para mais informações sobre tratamentos e clínicas disponíveis, entre em contato com nossa equipe de redatores, que teremos o maior prazer em responder.
Links Relacionados
Cuidados da Pele
Cuidados com a Pele: A incidência dos raios ultravioletas (UV) está cada vez ....
|
|
Herpes
No Brasil, todo ano o vírus da herpes faz 640 mil novas vítimas, cerca de 1. ....
|
|
Cientistas descobrem que partículas de tinta de tatuagem viajam pelo corpo
Geralmente não nos preocupamos com isso, mas o fato é que a tinta que &eacut ....
|
|
Ácidos graxos poliinsaturados e os benefícios para pele
Ácido graxo e glicerol são componentes orgânicos que formam os triglic ....
|