Botox
O que é e para que serve o Botox?
O Botox é uma marca comercial para a substância toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulim, com potente ação paralisante que, quando usada em pequenas doses, não faz mal à saúde. É utilizada para tratar rugas e amenizar alguns aspectos do envelhecimento facial.
O Botox é utilizado para a correção de rugas de expressão, como rugas na testa, o sulcos formados entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha”. As rugas são o resultado da contração muscular facial, pois o músculo, ao ser contraído repetidas vezes, fica hipertrofiado e com tonicidade aumentada. Esta hipertrofia gera a formação de sulcos e rugas na pele que ao decorrer dos anos aparecem cada vez mais, devido aos gestos faciais que realizamos.
Como se deu a descoberta de que uma bactéria poderia ser usada para fins estéticos?
No diagnóstico do médico Justinus Kerner, foi percebida a ação da bactéria Clostridium botulim levava à paralisia muscular progressiva, ptose palpebral - fechamento dos olhos -, dificuldade de deglutição, visão dupla. Essas características fizeram com que Kerner pensasse na possibilidade do uso da bactéria para tratar dos espasmos musculares, como a hipermotilidade.
Em 1896, Emile Pierre Van Ermengen isolou esta bactéria, mas terminou por perder o interesse em estudá-la. No final da década de 60, o oftalmologista Alan Scott, procurava uma solução alternativa para um tratamento não cirúrgico do estrabismo, de modo que, durante seus experimentos foi utilizada a toxina tipo A em macacos, que apresentaram paralisia no músculo aplicado.
Já na década de 70, o Food And Drug Administration (FDA) liberou o uso da toxina botulínica tipo A em seres humanos. A substância foi aplicada como tratamento por Scott que identificou segurança e viabilidade para aplicar em outras indicações que não somente a oftalmologia, com áreas médicas e estéticas. Jean Carrhuthers trabalhou com Scott aplicando a toxina para o tratamento de estrabismo, momento em que foi relatado por um paciente que as suas rugas diminuíam bastante quando a toxina era aplicada. Carrhuthers começou então a usá-la para o tratamento das rugas e o combate ao envelhecimento.
Além da ação bloqueadora na musculatura estriada, foi percebido que o Botox bloqueava a transmissão de estímulo no sistema nervoso autônomo. No ano de 1995, um voluntário médico se auto-injetou uma unidade de toxina botulínica A no subcutâneo do antebraço, conseguindo com isso a abolição da sudorese.
Tempos depois, na Europa, estudou-se a abolição de sudorese em voluntários sem hiperidrose e, por fim, em pacientes com hiperidrose axilar. Logo depois nos EUA, se aplicou a toxina em hiperidrose das mãos.
Como é realizada a aplicação do botox?
O Botox como popularmente é chamado, é realizado com a aplicação da toxina botulínica diluída em soro fisiológico, diretamente no músculo, fazendo com que ocorra uma paralisia temporária. Assim, com o relaxamento do rosto age fornecendo o desaparecimento das rugas mais leves e atenuando as mais profundas. O resultado é visto em no máximo três dias e o retoque é realizado após vinte dias, caso exista assimetria.
A aplicação é dolorida?
A maioria dos pacientes não reclamam de dor nas aplicações, uma vez que a agulha é bastante fina. Para os mais sensíveis, pode-se aplicar um creme anestésico de 30 a 60 minutos antes do procedimento para atenuar o incômodo.
Qual é o tempo de atuação do Botox?
O efeito do Botox dura em torno de quatro meses a seis meses, de modo que, geralmente, a sessão é refeita e os resultados voltam imediatamente. A repetição pode ser feita quantas vezes o paciente desejar, e caso tenha continuidade, o tempo de duração do efeito pode aumentar.
Qual a diferença entre Botox e preenchimento?
As diferenças entre Botox e preenchimento, ou bioplastia, são grandes. Na bioplastia procura-se aumentar alguma parte do corpo por diversas razões, como corrigir depressões. O preenchimento é realizado com anestesia local, no próprio consultório do médico e permite ao paciente voltar às suas atividades em seguida. Além de criar volumes, preenchimentos como a bioplastia são definitivos.
O Botox, no entanto, tem propriedade de causar uma paralisia muscular no local onde a substância é injetada, com o fim de corrigir imperfeições como rugas, linhas de expressão, entre outras. A duração de Botox não passa de alguns meses.
Quais os possíveis riscos do Botox?
É necessário alertar que o uso do Botox de forma exagerada pode causar riscos. A indicação dos médicos é a repetição do uso num intervalo de seis em seis meses. O não seguimento dessas recomendações ou a aplicação realizada por profissionais incapacitados pode resultar em hematomas, perda da expressão facial, queda das pálpebras e enfraquecimento dos músculos.
O uso exacerbado de aplicações nas rugas do pescoço pode causar enfraquecimento dos músculos flexores e, às vezes, dificuldade temporária para deglutir. Sem contar que em excesso, acaba-se perdendo a naturalidade da face, deixando a pessoa com aparência artificial.
De acordo com a FDA, quando o Botox se estende para além da região aplicada, gera a paralisação e o enfraquecimento dos músculos que são responsáveis pela respiração e deglutição, podendo em casos mais extremos, ocasionar a morte.
Conheça alguns famosos que optaram por fazer Botox:
Com a crescente preocupação com a beleza, um número cada vez maior de pessoas faz de tudo para melhorar a aparência. Diversos famosos, confessos ou não, já aderiram às aplicações de Botox para amenizar os efeito da idade, ou então, para aperfeiçoar ainda mais alguma parte do rosto.
Preços e valor do Botox
O Botox já foi febre nos anos 90 e passou por um período de descrédito no início dos anos 2000, quando a paralisação do músculo impedia a realização de certos movimentos faciais, tornando evidente a presença da toxina. Contudo, hoje em dia, a evolução da técnica não produz mais a temida "aparência congelada", o que fez o Botox voltar a ser um dos procedimentos mais procurados para rejuvenescimento sem cirurgia. Uma aplicação de Botox tem um preço a partir de R$ 1.000. O tratamento deve ser feito por médico com registro no Conselho de Medicina e em ambiente devidamente higienizado segundo as exigências da Vigilância Sanitária. É importante verificar também se a marca de toxina botulínica utilizada possui liberação da Anvisa. Clínicas que oferecem qualquer valor muito inferior podem estar utilizando produtos de baixa qualidade ou executando o procedimento sem as devidas condições de segurança.
Obrigado por visitar nosso portal. Para mais informações sobre tratamentos e clínicas disponíveis, entre em contato com nossa equipe de redatores, que teremos o maior prazer em responder.
Links Relacionados
Ressecamento nos Pés
Ressecamento nos pés é um problema enfrentado por muitas pessoas. Agravado n ....
|
|
Recuperando cabelos danificados
Cabelos danificados por excesso de tinturas, alisamentos e escovas podem ser recuperados. ....
|
|
Saiba tudo sobre o ácido glicólico, ativo que rejuvenesce e minimiza as manchas na pele
Famoso entre as viciadas em beleza, o ácido glicólico é um princ&iacu ....
|
|
Implante de sobrancelha: conheça essa nova técnica!
Garantido a recuperação dos fios da região - perdidos por depila&cced ....
|