Canelite pode causar fratura em corredoras
Canelite é uma inflamação da canela que recebe também a nomenclatura médica de síndrome do estresse tibial medial ou periostite tibial. Esta condição mais comum em mulheres, especialmente as que praticam atividade física, e causa dor no terço inferior e de dentro da canela.
A lesão na canela pode ser causada por aumento repentino de intensidade e/ou duração da atividade física que dificulta a capacidade muscular de absorver impactos, além de prejudicar a remodelação óssea. Mulheres com histórico de osteopenia ou osteoporose tem mais chance de desenvolver canelite. Por ser um esforço repetido no tecido conjuntivo que envolve o osso da tíbia, o problema também recebe o nome de estresse tibial medial ou periostite tibial.
Cogitam-se duas hipóteses clínicas para o surgimento da lesão: a ruptura das fibras de Sharpey e a rotação interna excessiva da tíbia. A utilização de calçados inadequados ou mesmo de tênis velhos podem contribuir para o aparecimento da canelite. O tipo de pisada também pode levar ao surgimento do "Shin Split". Mulheres pronadoras, que apoiam a maior parte do peso no lado de dentro do pé, principalmente as que possuem fraqueza do músculo tibial anterior, tem grande tendência a desenvolver o problema. A falta de supinação, ou seja, a falta de apoio também no lado de fora, associada à rotação interna excessiva da tíbia levaria a um acúmulo de carga na face interna, desencadeando a lesão.
Evitar a canelite ou diminuir a dor causada por ela acarreta em fortalecer os músculos anteriores da perna, em especial o tibial anterior, um dos principais pontos de apoio durante a corrida; evitar o desequilíbrio muscular, muitas vezes causados pelo uso excessivo de salto alto; alongar o membros inferiores apropriadamente para evitar inflexibilidade e rigidez dos músculos gastrocnêmio, sóleo, e os músculos plantares (comumente o flexor longo dos dedos).
Tratamento para canelite
Na maioria das vezes a canelite surge ao final do treino e melhora em seguida naturalmente, com aplicação de gelo ou uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Sensibilidade ao toque e inchaço são os sintomas mais comuns. E é preciso ficar atenta a eles, pois sem tratamento o problema pode evoluir e causar até mesmo a ruptura da tíbia. O diagnóstico é difícil devido aos sintomas serem muito genéricos. Mas a canelite tem até uma abordagem algorítmica para ajudar na avaliação. Outras ferramentas utilizadas no diagnóstico são radiografias, ressonância magnética, cintilografia óssea, medições da pressão compartimental e angiografia por ressonância magnética.
Obrigado por visitar nosso portal. Para mais informações sobre tratamentos e clínicas disponíveis, entre em contato com nossa equipe de redatores, que teremos o maior prazer em responder.
Links Relacionados
Fisioterapia
O que é fisioterapia?
A fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, pre ....
|
|
Fisioterapia Dermatofuncional
A fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade relativamente recente, sendo um ....
|
|
RPG - Reeducação Postural Global
Reeducação Postural Global, ou simplesmente RPG, é um mét ....
|
|
Descubra as lesões mais comuns na natação e como prevenir
Natação pode gerar lesões no ombro, pescoço, parte inferior da ....
|