Câncer de Pele
De modo geral, o câncer da pele é causado pela sobre-exposição ao Sol, constituindo o tipo de tumor maligno mais comum no Brasil. A previsão é de que, atualmente, cerca de 140 mil pessoas tenham a doença, de modo que um grande número de casos poderia ser evitado se houvesse o cuidado com a proteção adequada da pele. Quando detectado e tratado logo no início, tem grandes chances de cura, pois evita uma expansão do câncer por outras áreas.
Quais as recomendações para evitar o câncer de pele?
Deve-se evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, pois é o período mais perigoso para a exposição ultravioleta (UV). Sempre que for para o sol use um protetor solar SPF 15 (Sun Protection Factor) ou superior. Preferira cores claras a escuras, utilize de chapeis e acostume seus filhos desde cedo a ter o hábito de prevenção ao Sol.
Quais os tipos de câncer de pele?
Há três tipos principais de câncer da pele, mas os mais comuns são o carcinoma basal do carcinoma basocelular (BCC) e o espinocelular (ECC). Estes são os menos agressivos e raramente se espalham para outras partes do corpo, tendo pouca probabilidade de ser letal.
Quando tratado precocemente, o câncer de pele apresenta grande chance de cura. O melanoma maligno, terceiro tipo de câncer da pele, comporta-se como um câncer interno, expandindo-se, geralmente, para outras partes do corpo caso não seja detectado cedo e tratado corretamente.
Quais são os sintomas do câncer de pele?
Lesões de pele que não curam em quatro semanas, lesões que crescem e mudem de cor, que sangram ou que apresentam prurido.
Como o câncer de pele é diagnosticado?
Seu médico examinará a condição de pele, caso suspeite um BCC ou um Carcinoma de células escamosas (SCC) pode remover uma amostra pequena e emiti-la a um patologista. É possível, também, consultar um dermatologista que, caso suspeite ser um melanoma, encaminhará o paciente a um especialista.
Qual o tratamento?
O tratamento depende do tipo, do tamanho e de onde o câncer se encontra no corpo. A maioria dos BCC’s e dos SCC’s são curados facilmente por meios simples, frequentemente não uniformes, requerendo uma estada no hospital. O melanoma deve sempre ser tratado por um especialista hábil e em quase todos os casos, é removido pela cirurgia.
Obrigado por visitar nosso portal. Para mais informações sobre tratamentos e clínicas disponíveis, entre em contato com nossa equipe de redatores, que teremos o maior prazer em responder.
Links Relacionados
Com o inverno chegando, saiba como combater com a tosse
Frequentes nos períodos de outono e inverno, a tosse é um dos principais sin ....
|
|
Truvada: SUS incorpora medicamento como prevenção do HIV
O Ministério da Saúde anunciou que até o final de 2017 o SUS (Sistema ....
|
|
Câncer de Mama
O câncer de mama é a forma mais comum e a segunda com maior número de ....
|
|
Beleza e Estética
Tudo em cirurgia plástica, estética e tratamento corporal. Este é o s ....
|