Cuidados da Pele
Cuidados com a Pele: A incidência dos raios ultravioletas (UV) está cada vez mais agressiva na Terra, assim, pessoas de todos os fototipos devem estar atentas aos cuidados da pele em relação à exposição solar. Em climas tropicais como o Brasil, dias ensolarados e quentes são cada vez mais frequentes, de modo que os cuidados com a pele devem ser ainda maiores. O uso de protetor solar é indispensável para evitar futuros problemas, como o câncer de pele. Para manter uma pele hidratada é fundamental que se beba pelo menos dois litros de água por dia.
Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, onde se incluem as pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Pessoas que possuam antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas, também devem tomar cuidados especiais.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas quando houver exposição ao sol, como o uso de chapéus, camisetas e protetores solares, que devem ser reaplicados a cada duas horas. O ideal é que o fator de proteção solar seja no mínimo FPS 20.
Segundo os dermatologistas, também deve ser evitada a exposição solar entre 10h e 16h. É importante ressaltar que as barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, pois absorvem 50% da radiação UV. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável, deixando 95% dos raios UV passarem através do material.
Por que a pele fica bronzeada?
O bronzeamento é a resposta da pele à ação de raios UV, tendo como maior emissor o Sol. A reação que leva a bronzear a pele ocorre porque os raios UV estimulam a produção de melanina responsável pela pigmentação da pele. O grande problema é que essas emissões são consideradas estímulos agressivos pelo organismo que em excesso pode causar danos na pele.
Os tipos de radiação ultravioleta que chegam à superfície da Terra são os ultravioletas A (UVA) e ultravioletas B (UVB). A UVB causa danos agudos como queimaduras, algumas reações de fotossensibilidade, sendo, inclusive, os responsáveis no surgimento de manchas na pele e de câncer. A UVA é responsável pela agressão à camada mais profunda da pele, determinando alterações celulares e levando ao envelhecimento precoce, ao aparecimento de manchas na pele e lesões pré-cancerosas. Entretanto, as emissões UVA, quando bem administradas são benéficas, uma vez que estimulam a produção de melanina na pele.
Câmeras de bronzeamento artificial:
As câmaras de bronzeamento agem de maneira muito semelhante ao bronzeamento normal, no entanto, por emitir UVA concentrado, o tempo de exposição se torna mais curto. Em razão de o raio responsável pela queimadura ser o UVB, geralmente as pessoas acreditam, erroneamente, que o UVA não oferece riscos à saúde, porém, continua sendo prejudicial. Segundo o Instituto Nacional de Câncer dos EUA, mulheres que usam câmaras de bronzeamento mais de uma vez por mês, têm 55% mais risco de desenvolver melanoma, a forma mais letal de câncer de pele. Além disso, uma câmara mal regulada pode emitir outras radiações ou emiti-las em excesso, podendo levar a queimaduras.
A SBD não recomenda o uso das câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos devido aos males que ela causa. Para coibir a prática indiscriminada do bronzeamento, a SBD atuou junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na regulamentação dos estabelecimentos que possuem tais câmaras.
Proibição de câmeras de bronzeamento:
No Brasil, as câmaras de bronzeamento artificial são proibidas pela Anvisa, desde 2009. Na época, a proibição aconteceu por conta de uma pesquisa da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), ligada à Organização Mundial da Saúde, que diz que a prática do bronzeamento artificial aumenta em 75% o risco do desenvolvimento de melanoma até os 35 anos de idade. Para fins medicinais, entretanto, seu uso está liberado, sendo recomendado, por exemplo, para o tratamento da psoríase.
Bronzeamento a jato:
O bronzeamento a jato é uma maneira segura para ficar com o tom de pele desejado sem se preocupar com os danos gerados pela exposição excessiva ao sol. Isso porque o jato age na camada mais externa da pele.
Ele funciona com um jorro que aplica uma loção bronzeadora. O procedimento é feito manualmente e tende a ficar uniforme. Com a pessoa em pé, com as pernas afastadas e os braços estendidos na altura dos ombros, a aplicação demora em média dez minutos, devendo esperar 20 minutos para que seque. O resultado do bronzeamento a jato permanece aproximadamente dez dias.
Obrigado por visitar nosso portal. Para mais informações sobre tratamentos e clínicas disponíveis, entre em contato com nossa equipe de redatores, que teremos o maior prazer em responder.
Links Relacionados
Cientistas descobrem que partículas de tinta de tatuagem viajam pelo corpo
Geralmente não nos preocupamos com isso, mas o fato é que a tinta que &eacut ....
|
|
Tratamento capilar com Finasterida
A finasterida é um dos únicos medicamentos aprovados pela FDA (Food and Drug Administrat ....
|
|
Lesões Vasculares
O que é telangiectasia?
São pequenos vasos sanguín ....
|
|
Cravos
Cravo é uma espinha (acne)
não inflamada. Quando uma quantidade de sebo e pedaços de c ....
|