Doença de Crohn, uma inflamação intestinal
Doença de Crohn é uma inflamação gastrointestinal. Dependendo da parte do sistema digestivo que atinge, também pode receber o nome de ileite, enterite regional ou colite*. Não há estimativas para incidência no Brasil, mas nos Estados Unidos as doenças inflamatórias intestinais atingem cerca de 2 milhões de pacientes.
Predominantemente a Doença de Crohn se dá na parte inferior do intestino delgado, conhecida anatomicamente como íleo. Por ter sido descoberta pelo Dr. Burril B. Crohn, as diversas inflamações intestinais, independente de onde aconteçam, homenageiam o seu descobridor. Sendo assim, além da inflamação no íleo, temos também Doença de Crohn ou enterite regional no intestino grosso, mais conhecida como Colite Ulcerativa ou Colite Granulomatosa, quando causa lesões microscópicas.
A Doença de Crohn geralmente desenvolve-se após uma gastroenterite, infecção intestinal causada na maioria das vezes por vírus ou bactérias. Ao defender-se contra os agentes infecciosos, o sistema imunológico produz uma resposta descontrolada que não ataca apenas a infecção, mas parte do sistema digestivo. Pesquisas mostram que pacientes com HIV apresentam retração dos sintomas, o que comprova que um sistema imunológico enfraquecido alivia o problema. Contudo, drogas imunossupressoras são empregadas apenas em último caso. A resposta altamente agressiva é ocasionada por uma mutação genética, logo, indivíduos com histórico da doença na família tem mais chance de desenvolvê-la.
Os sintomas da Doença de Crohn são diarreia, cólica abdominal e muitas vezes febre, podendo haver sangramento retal. Dor abdominal e diarreia surgem comumente após as refeições. Com dificuldades na digestão é normal que ocorra diminuição de apetite e consequente perda de peso. Antes mesmo dos primeiros sintomas, lesões na região anal, como hemorroidas, fissuras, fístulas e abscessos podem denunciar a chegada da enterite regional. Abscessos ocorrem quando a inflamação e as úlceras penetram nas paredes dos intestinos e ocasionam acúmulo de pus. Conexões entre partes independentes do intestino são chamadas de fístula. Dores nas articulações das pernas, inflamação ocular, aftas e erupções cutâneas nos membros inferiores também são sintomas da Doença de Crohn.
O diagnóstico da Doença de Crohn é feito, basicamente, por meio de exames de imagem como endoscopia digestiva alta, colonoscopia, raio-X do trânsito intestinal e tomografia. Quando nenhum desses procedimentos consegue demonstrar com clareza se há lesões, uma cápsula endoscópica sofisticada é utilizada para registrar 5.000 fotografias internas do aparelho intestinal. Exames histológicos também podem ser necessários para diferenciar a doença de outras enfermidades. Se todos os sintomas apontarem para enterite regional mas não houver registro das lesões, a única alternativa é a avaliação cirúrgica. Em paralelo, exames de sangue ajudam a detectar desnutrição.
Tratamento da Doença de Crohn
Com o objetivo de controlar a inflamação, são utilizados mesalasina, sulfassalazina e os antibióticos, ciprofloxacina e metrinidazol. Nas fases agudas, indica-se corticoide por via oral ou budezonida. Só então, se não houver resposta do organismo, entram em cena as drogas imunossupressoras que desativarão o sistema de defesa e como efeito colateral deixarão o corpo inteiro vulnerável, entre elas a azatioprina e a mercaptopurina. Em caso de obstrução intestinal é necessária intervenção cirúrgica. Um dos maiores problemas nos casos de cirurgia é a adoção de uma bolsa externa para coleta das fezes, contudo, existem alternativas que dispensam seu uso.
Não há cura para a doença de Crohn. Embora alimentos leves ajudem na estabilidade intestinal, a maioria dos médicos não impõem uma dieta restritiva durante a fase de dormência. O tratamento, como em toda a doença crônica, é constante a partir dos 20 ou 30 anos, idade em que costuma aparecer.
*A Colite Espástica não é uma doença inflamatória intestinal, é um distúrbio relacionado apenas à deficiência na motilidade do intestino, mais conhecida como "Síndrome do Cólon Irritável".
Obrigado por visitar nosso portal. Para mais informações sobre tratamentos e clínicas disponíveis, entre em contato com nossa equipe de redatores, que teremos o maior prazer em responder.
Links Relacionados
Células-tronco para isquemia do membro inferior
Publicado em: 24/03/2015
Pesquisas para o tratamento de isquemia do membro inferior com c ....
|
|
Endometriose
A endometriose é uma afecção inflamatória causada pelo surgimento da mucosa interna do ....
|
|
Depilação feminina a laser: conheça o procedimento
Depilação a laser é uma técnica de remoção ....
|
|
Como lidar com pessoas com transtorno de ansiedade
Nervosismo, esgotamento físico e mental, suor e ritmo cardíaco acelerado s&a ....
|