Tratamento Corporal

A mesoterapia é uma técnica francesa que consiste na aplicação de medicamentos na pele ou regiões subcutâneas. Seu intuito é proporcionar uma alta concentração do remédio no local de ação, com poucos efeitos colaterais, já que a absorção e concentração da mesoterapia no sangue é muito menor do que se fosse dado por via oral. Os medicamentos são muitos e vai do médico escolher os mais adequados para a situação do paciente.
A mesoterapia é usada para o tratamento da celulite, gordura localizada, flacidez e estrias, promovendo a diminuição da gordura no local. Injeções com substâncias que agem contra celulite e a queima de gordura localizada são aplicadas no glúteo.
Deve-se ressaltar que a aplicação da mesoterapia em grandes áreas como o abdômen, as costas, perna, entre outras, não terão o mesmo resultado, pois como há um limite do volume de medicamento usado (para evitar toxicidade), a distribuição em grandes áreas deixaria uma concentração mínima em cada uma, comprometendo sua eficácia. Por isso, a mesoterapia deve ser realizada em áreas restritas, para que haja concentração efetiva do medicamento e, consequentemente, melhores resultados.
Ultrassom
O ultrassom é uma boa alternativa para o complemento do tratamento da gordura localizada. Ele age atrasando as células de gordura (adipócitos) e causando sua redução.
Por ter ação anti-inflamatória, o ultrassom também é muito usado nas recuperações de cirurgias plásticas, agindo na redução da formação de edema (inchaço), redução da fibrose (cicatriz interna) e levando a uma recuperação mais eficaz e rápida. No pós-operatório é geralmente associado à drenagem linfática manual.
Drenagem Linfática
A drenagem linfática é uma massagem que visa a redução do edema (inchaço). Por meio de manobras específicas, ela drena o edema para os vasos linfáticos, responsáveis pela absorção do líquido e escoamento para a corrente sanguínea, de onde será excretado pela urina. Esse processo estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios. Pode ser aplicado manualmente ou pela eletroestimulação.
É efetiva em toda alteração edematosa, como os problemas de circulação, a gravidez e na recuperação pós-operatória. Em cirurgias plásticas, a realização da drenagem linfática no pós-operatório propicia, além de uma recuperação mais rápida, a redução da necessidade de punções e melhores resultados.
Endermologia
A endermologia é a associação da drenagem linfática a vácuo com o ultrassom, realizados por aparelhos de última geração, apresentando ótimos resultados para o tratamento da celulite. A drenagem linfática é responsável pela redução do edema (inchaço) e o ultrassom é responsável pela redução da fibrose e da gordura superficial.
A endermologia, por sua vez, torna a pele mais lisa e uniforme, favorece o funcionamento dos sistemas venoso e linfático, e é capaz de moldar o corpo e reduzir volume potencializando a lipólise (quebra das partículas de gordura) nos níveis mais profundos de gordura. No nível epidérmico, realiza uma esfoliação que elimina as células mortas e deixa a pele com brilho natural.
Estimulação Russa
É a aplicação de correntes elétricas através da musculatura, gerando contrações seriadas e proporcionando melhora do tônus muscular, enrijecimento, redução da flacidez e perda de medidas.
No abdômen, funciona como se o paciente estivesse se exercitando, porém, sem o incômodo dos abdominais. Pode ser utilizada também na fisioterapia, para recuperação de lesões onde a musculatura foi atrofiada.
Abdominoplastia
A abdominoplastia é uma cirurgia que visa a correção funcional e estética da parede abdominal. Ela remodela o abdômen ao retirar o excesso de tecido (pele e gordura) que fica acumulado abaixo do umbigo e ajusta a cinta muscular frouxa. Não é uma cirurgia para emagrecer, mas para remodelar o abdômen. Dependendo do tipo de anormalidade, pode ser necessária a correção dos elementos profundos, musculares, ou da superfície, com a retirada dos excessos gordurosos.
Geralmente, a anestesia é peridural, podendo ser utilizada a anestesia geral e, raramente, a local. Normalmente, o período de internação pós-cirúrgico é de apenas um dia, porém, o paciente fica com o dreno abdominal por alguns dias, para evitar que o líquido que se forma abaixo da pele se acumule (seroma), facilitando, assim, a cicatrização e a recuperação. É retirado conforme a orientação do médico, tendo como referencial o volume drenado diariamente.
Para não ocorrer tensão na cicatriz, devem-se evitar esforços e manter-se em postura curvada por até 15 dias. Exercícios físicos devem ser evitados por no mínimo um mês e meio, e o uso de uma cinta elástica deve ser feito pelo mesmo tempo. São indicadas sessões de ultrassom e de drenagem linfática após sete dias da cirurgia, para que desinche mais facilmente, evite o acúmulo de líquido local e a melhore a cicatrização interna.
Obrigado por visitar nosso portal. Para mais informações sobre tratamentos e clínicas disponíveis, entre em contato com nossa equipe de redatores, que teremos o maior prazer em responder.
Links Relacionados
![]() |
Células-Tronco
As células-tronco têm a capacidade de aumentar a quantidade de fibroblastos, ....
|
![]() |
Hidrolipoclasia
O que é hidrolipoclasia aspirativa ou HLPA?
A hidrolipoclasia é uma ....
|
![]() |
Elimine a gordura localizada com o Velashape 3
A gordura localizada é um problema na vida das pessoas. Além de causar desco ....
|
![]() |
Coolsculpting para Criolipólise
Coolsculpting é um tratamento para gordura localizada não cirúrgico. ....
|