Cicatrizes
As cicatrizes são resultado de uma lesão da derme, geralmente por consequência de um acidente, doença ou incisão efetuada durante uma cirurgia.
As marcas das cicatrizes são para sempre?
Sim. Porém, mesmo que todas as cicatrizes sejam permanentes, com as tecnologias disponíveis, pode-se diminuir ou esconder sua aparência de forma muito significativa.
Como ocorre o processo de cicatrização?
O processo de formação da cicatriz ocorre em quatro fases:
Coagulação: Essa fase começa no surgimento da ferida, nela acontece uma complexa liberação de produtos como substâncias vasoativas, proteínas adesivas, fatores de crescimento e proteases, que são liberadas e ajudam a desencadear as outras fases.
Inflação: Depende de inúmeros mediadores químicos, como os leucócitos polimorfonucleares (PMN), macrófagos e linfócitos. Os PMN são responsáveis pela fagocitose das bactérias. Além das células inflamatórias e dos mediadores químicos, esta fase conta com o importante papel da fibronectina que forma uma base para a matriz extracelular, tem propriedades quimiotáticas e promove a opsonização e a fagocitose de corpos estranhos e bactérias.
Proliferação: É responsável pelo “fechamento” da lesão.
Contração da ferida: É o movimento centrípeto das bordas.
Remodelamento: Acontece por alguns meses, sendo responsável pelo aumento da força de tensão e pela diminuição do tamanho da cicatriz e do eritema.
Para a cicatrização, pode-se precisar de tratamento com pomadas, massagens, fitas de compressão ou eventualmente, cirúrgico.
Veja alguns tratamentos para cicatrizes:
Laser Co2 fracionado: Com o laser Co2 fracionado se torna eficaz no tratamento de cicatrizes por sua propriedade de fazer uma dermoabrasão no local tratado. Esta tecnologia possibilita remover uma camada de pele de 25 a 50 nanômetros.
Preenchimento: A cicatriz pode ser preenchida com o polimetilmetacrilato (PMMA), com um resultado imediato e com duração permanente.
Enxertos de pele: São aplicados em cicatrizes mais sérias, sendo executados em ambiente hospitalar e sob anestesia geral. Essa técnica envolve a transferência de pele de uma parte saudável do corpo para cobrir a área da ferida.
Zetaplastia: Usada para reposicionar uma cicatriz de forma que esta adquira uma posição mais paralela às linhas naturais e pregas da pele, tornando-as menos notáveis.
Dermoabrasão para cicatrizes de acne: Consiste no lixamento da pele e é indicada nos casos em que há presença de cicatrizes deprimidas e profundas, principalmente aquelas com bordas bem delimitadas. O procedimento é doloroso e feito sob anestesia. Nesse procedimento existe o risco de causar manchas escuras, principalmente em pessoas de pele morena.
Obrigado por visitar nosso portal. Para mais informações sobre tratamentos e clínicas disponíveis, entre em contato com nossa equipe de redatores, que teremos o maior prazer em responder.
Links Relacionados
Estética Boa Vista
NOSSA HISTÓRIA
Carinho e cuidado com experiência
A Estética Boa Vi ....
|
|
Queda de Cabelo
Somente os homens tem queda de cabelo?
O problema de queda de cabelo pode atingir tanto ....
|
|
Ultracavitação: um tratamento que promete fazer você dar adeus aos pneuzinhos
Gordura localizada, culotes e pneuzinhos são o pesadelo de muitos homens e (princip ....
|
|
Freeze contra flacidez corporal e facial
Freeze é um aparelho contra flacidez corporal e facial estimulando o colágen ....
|