Osteoporose
A osteoporose, o tipo mais de comum de doença óssea, caracteriza-se pela perda progressiva da densidade óssea, afinamento do tecido ósseo e deterioração do esqueleto.
O osso, composto de cálcio, fosfato e outros minerais, está sempre em constante renovação, e é isso que permite a reconstituição óssea quando acontece alguma fratura. Contudo, com o passar da idade, o processo de renovação óssea torna-se mais lento, tornando os ossos mais porosos e aumentando o risco de haver fraturas.
Essa doença geralmente está associada ao envelhecimento. Índices apontam que 80% dos casos surgem na terceira idade, sendo as mulheres as mais atingidas - em função da diminuição da produção do estrógeno após a menopausa. Estima-se que existam seis mulheres diagnosticadas com osteoporose para cada homem.
Apesar de ser uma doença que se manifesta principalmente durante a velhice, a prevenção da osteoporose pode, e deve, ser feita ao longo da vida. Para isso, é preciso ter três hábitos importantes: ingestão de cálcio, hábito de tomar sol todos os dois, por pelo menos 15 minutos, e praticar atividades físicas regularmente.
Existem outras características que podem contribuir para o surgimento da osteoporose, como histórico familiar, baixa ingestão de cálcio e de vitamina D, consumo de de álcool e tabagismo.
Por ser uma doença silenciosa, é bastante comum que os primeiros sintomas surjam somente quando a osteoporose já estiver em estado avançado. A procura por ajuda médica costuma ocorrer depois que acontecem casos de fratura espontânea do osso.
Outros sintomas que podem ter relação com a osteoporose são a sensibilidade nos ossos, dores na região lombar e no pescoço, bem como postura encurvada e diminuição da estatura.
O diagnóstico da osteoporose envolve a realização da densitometria óssea, exame não invasivo de raio X que avalia a densidade dos ossos e dos músculos e é capaz de identificar três diferentes fases de densidade.
Independente de haver sintomas ou não, recomenda-se que mulheres a cima dos 65 anos realizem o exame uma vez por ano, bem como os homens a partir dos 70 anos.
Como a cura de fato para a osteoporose é praticamente impossível, o tratamento da doença tem como objetivo diminuir as dores e evitar que ocorram fraturas. Os medicamentos a ser utilizados vão variar de acordo com a causa e a gravidade da doença.
Obrigado por visitar nosso portal. Para mais informações sobre tratamentos e clínicas disponíveis, entre em contato com nossa equipe de redatores, que teremos o maior prazer em responder.
Links Relacionados
Hepatite B
A hepatite B é uma das doenças infecciosas mais frequentes no mundo. O vírus responsáv ....
|
|
|
Mosquito Aedes aegypti: doenças e prevenção
Ultimamente, várias endemias e epidemias vem se tornando uma das grandes preocupa&c ....
|
Projeto Inspire torna mais eficaz diagnóstico e tratamento de câncer de pulmão
Três farmacêuticas multinacionais uniram forças com o objetivo de facil ....
|
|
Hiperplasia benigna de próstata
O que é a hiperplasia benigna da próstata?
A hiperplasia benign ....
|