Rinoplastia
O que é a rinoplastia?
A cirurgia plástica de nariz ou rinoplastia tem por finalidade proporcionar um equilíbrio estético no rosto, consequentemente melhorando a autoestima do paciente. Para que o nariz combine com a pessoa que se submeterá ao processo, devem-se levar em conta aspectos importantes como o formato da face, a estatura e o tipo físico.
A rinoplastia não tem, entretanto, somente benefícios estéticos. Ela também é feita por pessoas que desejam melhorar a respiração, devido a deformidades nasais como o desvio de septo. A rinoplastia modernizou-se muito nas últimas décadas. Anteriormente, era usada apenas para diminuir o nariz, através da remoção da cartilagem, mas nos dias de hoje os cirurgiões concentram-se no reposicionamento, a fim de alcançar resultados naturais e agradáveis.
A rinoplastia moderna visa, dessa forma, reestruturar o nariz através da redução das estruturas osteocartilaginosas (rinoplastia de redução) ou pela inclusão de enxertos osteocartilaginosos (rinoplastia de aumento).
Onde pode ser feita a rinoplastia?
Rinoplastia no dorso: O dorso nasal pode ser abaixado com escopro ou aumentado com enxerto (osso, cartilagem) ou material sintético, como silicone.
Rinoplastia na ponta: A ponta pode ser afinada, retirando-se uma parte das cartilagens alares que a compõem, ou através de pontos internos. Para as que necessitam de maior definição, é recomendada a aplicação de enxertos cartilaginosos. Para elevar a ponta do nariz, são feitas técnicas de secção do ligamento dermocartilaginoso, encurtamento do septo nasal ou enxerto de cartilagem.
Rinoplastia nas narinas: A reclamação frequente dos pacientes é de narinas alargadas, que podem ser fechadas com incisão em sua parte inferior, retirando-se um segmento de tecido ou através de sutura interna.
Septo: A fim de melhorar a respiração, que normalmente é prejudicada pelo desvio do septo, a rinoplastia retira um segmento ou realiza incisões relaxantes, normalmente no lado côncavo do septo cartilaginoso.
Quais são os riscos da rinoplastia?
Como qualquer procedimento médico, ele está sujeito a riscos, mas que podem ser minimizados se o cirurgião plástico e o paciente tomarem certos cuidados. Fatores que podem influenciar no contentamento com os resultados são as estruturas dos ossos nasais, o formato do rosto, a espessura da pele, idade e expectativas com relação aos resultados. A cirurgia não deve ser feita em gestantes e o desenvolvimento da face deve estar completo, ou seja, para meninas entre os 14 e 15 anos e, para os meninos, um pouco mais tarde.
Como é o procedimento da rinoplastia?
Ela difere-se dependendo do resultado que o paciente deseja obter, mas consiste basicamente em separar a pele do nariz do osso e da cartilagem, sendo esculpida pelo médico, que pode adicionar enxertos, retirar cartilagens e moldar de acordo com a vontade da pessoa. O procedimento pode ser feito pelo interno do nariz através de incisões nas narinas ou, quando mais complexo, por uma incisão na columela, parte que separa as duas narinas.
A anestesia pode ser local ou geral, dependendo da vontade do paciente e da extensão da cirurgia. Em geral, não é necessário a internação, podendo o mesmo ir para a casa no mesmo dia.
A cirurgia dura, em média, de 2 a 4 horas e, ao final dela, é fixada uma tala para manter a nova forma e tampões internos.
Como é o pré-operatório da rinoplastia?
Recomenda-se evitar tomar aspirina ou remédios contendo AAS (ácido acetil salicílico) e vitamina E, pelo menos nas duas semanas que antecedem à cirurgia, pois poderá interferir no processo de coagulação. Comunique qualquer sinal de resfriado, conjuntivite, herpes ou infecções que surgirem na semana anterior à cirurgia, pois, nestes casos, o procedimento cirúrgico deverá ser transferido até a resolução do processo infeccioso. Para que não haja retardamento da cicatrização, é recomendado que o paciente não fume nos 15 dias que antecedem o procedimento. Na véspera da cirurgia, não se deve tomar bebidas alcoólicas e precisa-se fazer jejum total de 8 horas antes.
Como é o pós-operatório da rinoplastia?
O pós-operatório pode incluir inchaço no rosto no primeiro dia (que pode piorar nas 72 horas após a operação), dor no nariz e dor de cabeça, mas a dor espontânea não é comum. É recomendado o repouso por alguns dias, mas sempre com a cabeça elevada e procurando não fazer atividades que demandem esforço. Tais cuidados reduzem a possibilidade de sangramento e o inchaço, que pode persistir por cerca de duas a três semanas.
Após a cirurgia, há uma pequena possibilidade de aparecerem vasos sanguíneos pequenos e avermelhados no nariz. Se não desaparecem em alguns dias, é recomendada a consulta médica e, se necessário, tratamento para a retirada dos mesmos.
A dificuldade respiratória pós-cirúrgica pelo nariz também pode acontecer com alguns pacientes, isso devido aos edemas e crosta intranasais, mas geralmente é passageira.
O paciente ficará usando um curativo após a cirurgia, mas se sentir-se à vontade com o mesmo, é possível retomar as atividades profissionais dentro de 3 ou 5 dias. Já as atividades físicas leves poderão ser retomadas em um mês, e as com alguma possibilidade de contusão, em dois. O banho está liberado no mesmo dia, mas mantendo a cabeça ereta e evitando molhar o curativo. A higiene da região interna do nariz pode ser feita com cotonete molhado em soro fisiológico e com gotas de soro.
É possível o aparecimento de hematomas ao redor dos olhos nos primeiros dias, mas tendem a desaparecer em uma semana. Para reduzir o inchaço, aplique compressas de água ou chá de camomila gelado sobre as pálpebras, principalmente nos dois primeiros dias.
Evite sol, vento ou friagem nos três primeiros dias e bronzear-se no período de 30 a 45 dias. Se for colocado tampão nas narinas, este deverá ser retirado na clínica após 24 horas. Tome cuidado para não deslocar o gesso plástico do curativo, pois ele serve para modelar o novo nariz. Em caso de sangramento no pós-operatório, posicione a cabeça para trás e coloque as gotas nasais prescritas pelo cirurgião.
As cicatrizes são quase imperceptíveis, mas em alguns casos é necessário um complemento à cirurgia de rinoplastia com o propósito de corrigir pequenas imperfeições. Normalmente ela é feita em pacientes que apresentam laterorrinia (nariz torto), já que ele pode voltar a posição normal devido ao “efeito memória” que a cartilagem possui.
Em 2 ou 3 semanas a maioria dos sinais da plástica no nariz desaparecem. Um pequeno inchaço, difícil de perceber, pode persistir por mais tempo. Por isso, para ver o resultado final é preciso que você tenha paciência, pois a cicatrização é lenta.
Obrigado por visitar nosso portal. Para mais informações sobre tratamentos e clínicas disponíveis, entre em contato com nossa equipe de redatores, que teremos o maior prazer em responder.
Links Relacionados
Próteses
Quais os tipos de cirurgia para colocação da prótese? ....
|
|
Plástica nas mãos
Conheça os métodos de rejuvenescimento das mãos
As mãos também sofrem com o process ....
|
|
Mentoplastia
O que é mentoplastia?
A cirurgia plástica do mento (mentoplastia) é a ....
|
|
Assimetria Mamária
Assimetria mamária: As assimetrias mamárias são muito comuns e geralmente passam d ....
|